UOL Carros
 

18/05/2010

Autopost

O Gol era para ser Angra

Por ocasião dos 30 anos do lançamento do Volkswagen Gol, preparamos e publicamos um quiz sobre o modelo -- ele está aqui e ainda pode ser respondido pelos internautas. Mas este post será obrigado a estragar uma das 20 perguntas...

Muitos leitores enviaram e-mails dizendo que nós erramos ao publicar que o nome cogitado inicialmente para o Gol era Angra, abandonado devido à má fama (à época) das usinas nucleares homônimas. Boa parte das mensagens disse que Angra foi uma opção (também descartada) para nomear a station wagon derivada do Gol, que acabou por se chamar Parati.

Faz todo sentido, mas Fabrício Samahá, editor do site Best Cars, uma de nossas fontes para elaborar o quiz, sustentou a informação de que o quase-Angra era o Gol mesmo. E hoje nos enviou a "prova": uma reprodução da revista Quatro Rodas de 1980 falando sobre o batismo do carro -- na qual, aliás, há a interessante revelação de que foi um jornalista da casa que sugeriu o nome Gol à Volkswagen. Veja abaixo, no trecho destacado:



Vale notar que não foi possível checar a informação na própria Volkswagen, porque 30 anos é tempo mais do que suficiente para uma carreira a bordo da empresa começar e terminar. Mas a informação não foi contestada. Fica aqui o registro.

Escrito por Claudio de Souza às 16h47


comunicar erro COMUNICAR ERRO